A minha foto
Nome:
Localização: Lisboa, Portugal

Clica aqui para ver o meu Photoblog! (Flickr account)

terça-feira, abril 11, 2006

Um dia que começa bem

Hoje consegui dormir até tarde, e isso foi a primeira coisa boa do dia.

Também porque fiquei a noite toda a prestar atenção aos resultados das eleições italianas. Desde as 8 da noite até às 4 da manhã, de meia em meia hora mudava o vencedor. Ora Berlusconi, ora Prodi. Pelo que tenho aprendido desde que cheguei a este país, se o Berlusconi ganhasse outra vez seria um desastre com 2 faces: a primeira é a mais óbvia e diz que o país cairia num declínio ainda pior que o nosso, ao nível da economia, da educação, da política externa mas essencialmente ao nível do nível das pessoas que governam; a segunda diz que o Berlusconi é pior que o Bush - é mais evidentemente parvalhão, só diz barbaridades, não tem educação nenhuma e é claramente um mafioso de primeira - e se o povo italiano votasse nele (como votou em quase 50%) então esse povo italiano é de tal maneira estúpido que merece o Berlusca outra vez.
Quando achei que já era tarde demais e fui dormir, 98% dos votos estavam contados. Em todas as previsões, italianas ou estrangeiras, a vitória na câmara dos deputados era atribuída ao Prodi, por pouco, e no senado ao Berlusconi, por pouquíssimo. No entanto isto faria outra vez do Berlusconi primeiro-ministro. Adormeci mal-disposto.
Hoje a primeira coisa que vim fazer foi ir à internet saber qual a primeira baboseira do Berlusconi enquanto primeiro-ministro pela 2ª vez (3ª se contarmos a sua primeira aventura que acabou na prisa). Mas não! Os votos dos emigrantes foram recontados e afinal a vitória nas 2 câmaras é do Prodi!! Prodi será primeiro-ministro de Itália! Esta é uma notícia fantástica. É certo que será uma Itália dividida, e os italianos não são um povo capaz de aceitar uma maioria, muito menos uma maioria "tantos como nós mais um". Será muito difícil para Prodi (como já foi anteriormente) e há quem diga que o governo cairá depressa (como o primeiro de Prodi já caiu). Mas parece-me um importante passo em frente que na Europa não tenhamos uma imitação do Bush a comer pizza e a fazer implantes capilares para esconder uma indiscreta calvície. De populismo já basta aquele que é inevitável.
Portanto esta foi a segunda coisa boa do dia.

Satisfeito, enquanto olho pela janela e vejo como o céu azul fica ainda mais azul aos meus olhos, decido ir ver os mails. Qual não é o meu espanto: um grupo online de fotografia relativamente importante decidiu publicar uma das minhas fotos da cidade de Pisa! Ah, que satisfação. Terceira coisa boa do dia.


Até agora são só estas 3. Se houverem mais dou actualizações. Se houverem coisas más a tentar compensar as boas (é o Yin Yang meus amigos, funciona para o bem e para o mal) tentarei metê-las debaixo do tapete. Por hoje vão para debaixo do tapete.